Salve salve galera da Palheta, o mundo saxofone é repleto de saxofonistas renomados, mas certamente existe alguns que são superior, não digo em talento, mas digo sim em popularidade, e influênciam com seus sons característicos e inconfundível, capazes de influênciar até mesmo músicos de outros naipes.
Quando comecei a estudar saxofone, existiam três saxofonistas que eu mais gostava de escutar, acredito que com você seja assim também,... mas com o tempo você vai conhecendo outros nomes outros artistas que fazem a diferença e nos influenciam mesmo não sendo Saxofonista!
Nessa lista não vou citar grandes nomes do Jazz tradicional, mas somente os que tocam a mistura do Jazz com a música romântica, funk, Soul, gospel, blues, ou seja o "Smooth Jazz" ao qual falaremos melhor em outros vídeos(post)!
Os nomes que falarei nesse "TOP 10" expressam somente a minha opinião, caso você tenha sua lista, posta ai nos comentários!
Eu Escolhi dentro dos que eu gosto de escutar, e com referência a artistas que estão hoje ativos no mercado e usam das redes sociais para poder expressar a sua música!
Na décima posição encontra-se "Eric Darius", o cara é praticamente um "Show Men" endoser da Marca de instrumentos musicais Cannonball.
Nona posição; Candy Dulfer.
Oitava posição; Mind Abyer, que transita dentro do pop romântico, ela que uma versão sensacional de Imagine dos Beatles, uma da versões mais maravilhosa que já ouvi.
Sétima posição; Michael Lington, Puro romantismo em grandes parcerias pops!
Sexta posição; Dave Koz, é de um timbre e expressão sentimental que se o cabra não for homem ele chora...kkkk brincadeira a parte, oque dizer do quinto lugar,...
Quinta posição; Kenny G, ele é um dos Saxofonista que mais arrecadou com a venda e publicação de suas canções, temas de filmes, novelas, casamentos e enterros "funeráis"... Pior!
Jay Beckenstein vem na quarta posição, integrante do grupo Spyra Gira, o cara brinca com o Saxofone, o som seco e assimétrico de sua palheta com ataques preciso, mas ao mesmo tempo suave tornando seu som inconfundível!
Terceira posição; David Sanborn, nas décadas de 80 e 90 nunca se viu e ouviu tantos músicos saxofonistas imitando seu som!
O pai do Smooth Jazz trazia em seu sax tenor o Soul funk, ele que ao meu ver fugia do jazz tradicional, Grove Washington Jr. estará sempre em minhas playlist, segundo lugar ao mestre! E pra não dizerem que Groove Washington Jr. não é Smooth jazz, vou dividir a posição dele com o grande Kirk Whalun, que acompanhou durante muito tempo a saudosa cantora Whitney Houston!!!
E em primeiríssima posição na minha lista está, Gerald Albright, pra mim o melhor dentro dessa linguagem... uma das linguagens musicais mais potente e dinâmica entre o jazz, funk e o pop romântico, ele sintetiza verdadeiramente o chamado, Smooth Jazz, ou a mistura perfeita de estilos!
E se você tem suas preferências deixei aí nos comentários, não se esqueça de se escrever no canal... youtube.com.br/Canal PARTITURA PLAYBACK!